espesp

Tecnologia & Eficiência dos Veículos

 Esta área tem como principais objectivos:

  • desenvolver ferramentas de simulação e apoio à decisão com respectiva validação, e.g através do laboratório de monitorização on-boardda equipa;

  • desenvolver estudos de consumo energético e emissão de CO2 em ciclo de vida do combustível (e.g. electricidade, hidrogénio, biocombustíveis) e dos materiais do veículo rodoviário (e.g. uso de materiais mais leves);

  • desenvolver estudos de cenários de penetração de novos combustíveis e tecnologias rodoviárias e impacte no consumo energético e emissões locais e em ciclo de vida;

  • desenvolver estudos de avaliação da aceitação das novas tecnologias/combustíveis pela sociedade, incluindo custo/preço das mesmas;

  • formar alunos de mestrado e doutoramento (até à data 15 e 6 respectivamente).

Conta com o apoio financeiro da FCT-Fundação para a Ciência e a Tecnologia através de bolsas de doutoramento e de projectos de investigação (mais recentes MMSAFU - Microsimulation Model to Simulate Alternative Fuel Usage in vehicles POCI/ENR/57450/2004 e Power demand estimation and power system impacts resulting of fleet penetration of electric/plug-in vehicles no âmbito do programa MIT-Portugal), assim como com o apoio institucional da BMW, EDP inovação, GALP Energia Inovação, Desenvolvimento e Sustentabilidade e APVE- Associação para a promoção do veículo eléctrico.

Publicações recentes com arbitragem cientifica:

  • Silva CM, Ross M and Farias TL Evaluation of energy consumption, emissions and cost of plug-in hybrid vehicles. Energy Conversion and Management, Volume 50, Issue 7, July 2009, Pages 1635-1643.

  • Mona Lisa Moura de Oliveira, Carla Monteiro Silva, Ramon Moreno-Tostb, Tiago Lopes Farias, Antonio Jiménez-López and Enrique Rodríguez-Castellón. A study of copper-exchanged mordenite natural and ZSM-5 zeolites as SCR–NOx catalysts for diesel road vehicles: Simulation by neural networks approach. Applied Catalysis B: Environmental,Volume 88, Issues 3-4, 20 May 2009, Pages 420-429.

  • Silva CM, Ross M and Farias TL Analysis and simulation of "low-cost" strategies to reduce fuel consumption and emissions in conventional gasoline light-duty vehicles. Energy Conversion and Management, Volume 50, Issue 2, February 2009, Pages 215-222;

  • J. T. Bravo, C. M. Silva, and T. L. Farias. road vehicle simulation model for energy and environmental impact of petrodiesel and biodiesel, Clean Air, Vol. 8, pp. 1–19, 2007;

  • C. M. Silva, T. L. Farias, H. Christopher Frey and Nagui M. Rouphail. Evaluation of numerical models for simulation of real-world hot-stabilized fuel consumption and emissions of gasoline light-duty vehicles. “Transportation Research part D: Transport and Environment”, Volume 11, Issue 5 , September 2006, Pages 377-385, 2006;

  • Silva, C.M., Gonçalo, G.A., Farias, T. L. And Mendes-Lopes, J.M. A Tank-to-Wheel Analysis Tool for Energy and Emissions Studies in Road Vehicles. Journal “Science for the Total Environment”, Vol.367, Issue 1, Pages 441-447, 2006;

  • Silva, C. M., Farias, T. L., Costa, M. and Santos, Helder. Evaluation of SI Engine Exhaust Gas Emissions Upstream and Downstream of the Catalytic Converter. “Journal of Energy Conversion and Management”, Vol 47/18-19 pp 2811-2828, 2006.

RSS © DTEA, 2017. Todos os direitos reservados.