espesp

Tiago Farias

Tiago Lopes Farias é Professor do Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico.

Desenvolve investigação na área das energias alternativas nos transportes (combustíveis e sistemas de propulsão), gestão de mobilidade sustentável, estratégias de mobilidade, soluções para redução das emissões de gases de efeito de estufa, e modelação e monitorização ambiental de veículos.

Foi o responsável pela disciplina “Energia nos Transportes” do Instituto Superior Técnico. Como investigador, publicou mais de 170 artigos em Revistas Científicas, Livros Internacionais, e Resumos de Conferências Internacionais.

Coordenou mais de 20 projectos de investigação tendo sido orientador de mais de 30 bolseiros de investigação. Actualmente é o orientador de 2 alunos de Pós Doutoramento e 5 de Doutoramento.

Como coordenador responsável de projectos desenvolveu actividades com entidades e empresas do ramo da energia e dos transportes, nomeadamente no que respeita a Estratégias de Mobilidade e de Alterações Climáticas (Lisboa ENOVA; Câmara Municipal de Évora, Câmara Municipal de Almada, AGENEAL, Agência Portuguesa do Ambiente, Câmara Municipal de Torres Vedras), redes de transportes urbanos e soluções de estacionamento (SITEE-EM), avaliação de novas tecnologias em frotas urbanas (STCP, DGTT), gestão energética de frotas urbanas (Rodoviária de Lisboa, Barraqueiro Transportes) impactes energéticos e ambientais dos transportes colectivos (CP, DGTT, ANTROP), e novos combustíveis para o sector dos transportes (TOTAL, Galpenergia).

É actualmente vogal do Conselho de Administração da EMEL – Empresa Pública Municipal de Estacionamento de Lisboa, E.E.M. 

Contactos: Mailtiago.farias@ist.utl.pt
  Tlf218417929
RSS © DTEA, 2017. Todos os direitos reservados.